Periodo Composto


 CENTRO EDUCACIONAL – SESI  Nº. 166                    
Nome ___________________________________________ nº. ____ série _____ Data ___/___/____
Objetivo: Reconhecer e classificar as orações que pertencem ao Período Composto por Coordenação e Subordinação.
Critérios avaliativos: Respostas à tinta, sem rasuras, sem uso de líquido corretivo.
Esta lista de exercícios (retomada de conteúdo) deverá ser entregue resolvida após resultado da avaliação diagnóstica, se a nota for inferior a 5,5.
1-Complete o sentido dos trechos a seguir com uma oração subordinada substantiva. A seguir, classifique as orações substantivas formadas.

a)Perguntei... ___________________________________________________________
______________________________________________________________________

b) Tinha receio... ________________________________________________________
______________________________________________________________________

c) Nossa idéia era... ______________________________________________________
______________________________________________________________________

d) É fundamental... ______________________________________________________
______________________________________________________________________

e) Pedro lembrou-se... ____________________________________________________
______________________________________________________________________


2- Siga o modelo:
Espero seu telefonema   -   Espero que você me telefone

a)Desejo sua vinda.
______________________________________________________________________

b) Necessitamos da compreensão dos amigos.
______________________________________________________________________

c) Minha esperança é a tua felicidade.
______________________________________________________________________

d) Tínhamos necessidade de ajuda.
______________________________________________________________________
e) Sua ida é urgente.
______________________________________________________________________

3- Siga o modelo:
Queria que me ajudasse   -   Queria tua ajuda

a) Era urgente que o diretor chegasse
______________________________________________________________________

b) Ninguém temia que o professor saísse.
______________________________________________________________________

c) A torcida esperava que o time reagisse.
______________________________________________________________________

d) “O importante é que a nossa emoção sobreviva.”
______________________________________________________________________

e) Percebeu que os homens oprimiam.
______________________________________________________________________

4- Nos períodos a seguir, classifique as orações em destaque.

a) Esperava-se que todos comparecessem à reunião.
______________________________________________________________________

b) Os professores esperavam que todos comparecessem à reunião.
______________________________________________________________________

c)A minha esperança era que ele voltasse ainda hoje.
______________________________________________________________________

d) Era esperado que ele voltasse ainda hoje.
______________________________________________________________________

e) Ele tinha medo de que revelassem seus segredos.
______________________________________________________________________

5- O trecho a seguir é a primeira estrofe da letra da música “E o mundo não se acabou”, do compositor baiano Assis Valente.

“Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar
Por causa disso, minha gente lá de casa começou a rezar
E até disseram que o sol ia nascer antes da madrugada
Por causa disso nessa noite lá no morro, não se fez batucada.”

a) No primeiro verso ocorrem as palavras que se. Como elas devem ser classificadas?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

b) No ultimo verso, também ocorre a palavra se. Como ela deve ser classificada? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

c) Compare:

“E até disseram que o sol ia nascer antes da madrugada.”
E disseram que o sol ia nascer antes da madrugada.

Comente a diferença de sentido entre essas duas frases.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

d) Geralmente, a informação veiculada pelo predicado refere-se a um sujeito. Que tipo de sujeito temos para os verbos anunciaram, garantiram e disseram?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________

e) Classifique as orações que o mundo ia se acabar e que sol ia nascer antes da madrugada e indique a oração principal de cada uma delas.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________


Texto para as atividades 6 e 7.

“[...] loucura é um conceito que mudou com o tempo. Na Idade Média, por exemplo, se alguém, ouvia vozes ou tinha visões, esse alguém não era considerado necessariamente um maluco: podia ser um santo recebendo mensagens do céu. E muitos loucos viviam com suas famílias, nas aldeias, sem que ninguém se preocupasse com eles. Só mais tarde é que surgiu o hospício. O objetivo era tratar os doentes mentais, claro, mais também tirá-los das ruas: perturbavam e além disso davam um mau exemplo, porque não trabalhavam, não consumiam... Os loucos não só eram recolhidos, mas também acorrentados, como se fossem animais ferozes. Na época da revolução Francesa essa situação melhorou um pouco: um médico chamado Pinel, que fazia parte do governo, tomou a iniciativa de libertar aquela pobre gente.”

2- Em relação ao período “ Os loucos não só eram recolhidos, mas também acorrentados, como se fossem animais ferozes”, assinale com X as opções verdadeiras.

a)      É um período composto formado por três orações.  (     )
b)      A oração “ mas eram também acorrentados” exprime diversidade.  (     )
c)      A oração “ como se fossem animais ferozes” exprime comparação.  (     )
d)      A oração “ mas eram também acorrentados” exprime adição. (     )
e)      A primeira oração está na voz ativa. (     )

3- Assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as falsas.

a) O hospício surgiu na Idade Média.  (    )
b)A oração “ podia ser um santo recebendo mensagens do céu” esclarece algo afirmado anteriormente (    )
c) A oração “ mas também tirá-los das ruas” exprime idéia de adição. (    )
d) Os loucos eram internados em hospícios comente para serem tratados. (     )
e) A oração “ se alguém ouvia vozes” exprime condição. (     )