ATIVIDADE DE HISTÓRIA - Prof. Kathia


ATIVIDADE DE HISTÓRIA - Prof. Kathia
 
Data:21/02/2010
Data de entrega: (8ªB)26/02/2010 - Atividade Individual
                               (8ªA)25/02/2010
                               (8ªC)26/02/2010
 
Objetivo: Revisão de conteúdo
Após a leitura responder as questões.
70% de acerto 1,0
 
Revolução Francesa (Resumo)
 
 
Em 26 de agosto de 1789, em meio à Revolução Francesa, foi elaborada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Para entendermos melhor o contexto histórico em que ela foi elaborada, aqui vai um resumo de como se desenvolveu a Revolução Francesa.
- A França estava marcada pelo atraso de suas instituições e por uma grave crise econômica e social, buscava, então, amenizar as pressões;
A Composição social era formada por 3 Estados:
1º Estado - Clero
2º Estado - Nobreza
3º Estado - Povo: Burguesia, trabalhadores, desempregados e camponeses - sans cullotes;
- A burguesia depois de acumular capitais, vê que não precisa mais do rei e começa a buscar poder como na Revolução Gloriosa. O povo é formado pela burguesia, trabalhadores, camponeses e desempregados. Na França os camponeses são chamados sans-cullotes (sem calça). Quem sustenta o clero e a nobreza através dos impostos é o povo;
- A França sofreu um aumento demográfico, mas não teve um respectivo avanço tecnológico, então surge a inflação;
- A França entra em crise e o rei Luís XVI (1774-1792) começa a distribuir alimentos á população para amenizar a situação. No entanto, os alimentos são insuficientes, então o rei nomeia ministros para cobrar mais impostos, o que a nobreza não tolera;
- A única alternativa que restou foi dar a responsabilidade do problema para a Assembléia. O povo, assim como os ministros, queriam aumentar os impostos sobre a nobreza e o clero, porém a nobreza se opunha;
- O rei, então, institui voto por Estado, onde o povo fica em desvantagem (nobreza e clero detinham dois votos e o povo apenas um);
- O povo então sai dos Estados Gerais e forma uma Assembléia.
Fases da Revolução:
Assembléia Nacional(1789-1792): 

- Paralelamente a elaboração da Constituição foi elaborada também a declaração dos direitos do homem e do cidadão, além de ter iniciado o processo de expropriação das terras da Igreja;
- A Constituição promulgada nessa fase determinava a instauração de uma monarquia constitucional, do voto censitário e a eleição de uma assembléia legislativa. Essa assembléia foi composta basicamente de girondinos (maioria) e jacobinos;
- Todo o povo (3º Estado) na França tinha interesse em transformar a sociedade;
- A Revolução Francesa foi uma revolução burguesa, pois foi a burguesia que conduziu a revolução e procurou muda-la favorecendo-a. Mas, para efetivar a Revolução a burguesia precisa da ajuda dos trabalhadores e dos camponeses;
- A revolução se inicia quando o 3º Estado discorda da manobra do rei e forma uma outra assembléia nacional constituinte, que quer criar uma nova constituição. Essa constituição promulgada quer limitar o poder do rei Luis XVI;
- Na prática quem vai defender essa nova constituição são os sans-cullotes;
- O rei tenta impedir a revolução mas não consegue;
- Diante da possibilidade do Rei dissolver a constituição os sans-cullotes começam a fazer barricadas (proteções nas ruas) e com isso nasce o símbolo da Revolução Francesa: A Tomada da Bastilha - libertando assim, pessoas que haviam sido presas por causa da Revolução Francesa. Conseguindo assim, provar que o rei não detinha mais autoridade;
- Logo em seguida, foi instituído a declaração dos homens e do cidadão, na qual, todos os homens são iguais perante a lei;
- A constituição elaborada diz que o governo deve ser uma monarquia constitucional, o voto vai ser censitário e elegeu uma Assembléia legislativa para criar leis para o rei cumprir.
Convenção Nacional(1792-1795): 
     Eleita por sufrágio universal, a convenção acabou sendo ocupada por uma maioria de jacobinos que promovem medidas populares como tabelamento de preços (Edito Máximo- Lei do preço máximo) e a abolição da escravidão nas colônias; 

- Nessa fase, a traição da nobreza e do clero impele os jacobinos, sob a liderança de Robespierre a adotar a política do terror, que executa nobres, dentre eles o próprio rei Luis XVI;
- O descontrole do terror contribui para o enfraquecimento dos jacobinos levando os girondinos a promoverem o golpe do Termidor que executa Robespierre;
Diretório(1795-1799): 

     Dominado por cinco girondinos, essa fase marca a supremacia dos girondinos, a extinção das conquistas populares e as pressões da nobreza restauradora. 
- Ocorreu em 1795 e 1797 golpes realistas (queriam o retorno dos Bousbons, à direita);
- Em 1796 ocorreu a Conspiração dos Iguais, um movimento dos sans-culottes, liderados por Graco Babeuf;
- Externamente o exercito francês acumulava vitórias, onde se destacou a figura e Napoleão Bonaparte, militar brilhante e habilidoso;
- Necessitando garantir-se e consolidar a República burguesa contra as ameaças internas, os girondinos desfecham um golpe contra o Diretório, com Bonaparte na liderança. Foi o golpe do 18 de Brumário (9 de novembro de 1799);
- O Diretório foi substituído pelo Consulado representado por três elementos: Napoleão, o abade Sieyes e Roger Ducos. Sendo que o poder na verdade se acumulou na mão de Napoleão, que ajudou a consolidar as conquistas burguesas da Revolução. Dando assim início à Era Napoleônica.
Fonte: Fichário Online

Nome:_______________________________________Série_____
Data:____/____/2010.
Valor da atividade: 1,0            (70% de acertos)


Responda as questões

1.O Terceiro Estado participou ativamente da Revolução Francesa. Quais as camadas sociais que o compunham?

2." Os homens nascem e se conservam livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem ter por fundamento o proveito comum".(Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, França, 1789)
Considerando o conteúdo da Declaração da Assembléia Nacional Constituinte Francesa, em 1789, faça uma breve análise da situação social da França às vésperas da Revolução procurando:
a)identificar as diversas classes sociais;
b)discutir ( descrever) os direitos, privilégios e reclamações de cada um desses setores.

3.Nesta questão, você deverá utilizar os conceitos de poder, trabalho e cultura em relação à Revolução Francesa. A citação a seguir foi extraída da obra introdução à Revolução Francesa, de Barnave, historiador francês do final do século XVIII - oriundo da primeira região industrial do pais - que foi publicada logo após a dissolucão da Assembléia Constituinte:

" Desde que as artes e o comércio conseguem penetrar no povo e criar um novo meio de riqueza em benefício da classe laboriosa, prepara-se um revolução nas leis políticas; uma nova distribuição de riqueza produz uma nova distribuição de poder. Da mesma forma que o domínio das terras elevou a aristocracia, a propriedade industrial eleva o poder do povo."

a)Qual a noção de revolução que está presente no texto?
b)A partir dos elementos indicativos do texto, caracterize o Terceiro Estado na época da Revolução Francesa.

P.S: Não se prenda somente a leitura desse resumo, pesquise e estude!