ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA EM DUPLA PARA 19/02


Olá,

Pessoal
Estou mandando dupla atividade, para 19.09.10.
Aproveitem
Abraço

Prof ª Silvia

Nome ________________________________ nº. ______ 9º ANO _______

Nome ________________________________ nº. ______


Objetivo: Interpretando tiras e o seu contexto.


Disciplina: Língua Portuguesa Profª. Silvia Nicolai Para: 19.02.10


Valor: 0,5 para 70% de acertos


TRAGA UMA GRAMÁTICA ATUAL E UM DICIONÁRIO PARA CONSULTAR!


Leia a tira a seguir, de Adão Iturrusgarai, para responder as questões de 1 a 4.

1- A personagem da tira é um dos membros da família bíceps,personagens inventadas pelo cartunista.



A)Considerando-se o contexto e essa informação, como provavelmente se caracterizam os membros dessa família?


_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.


B)Por que motivo provavelmente Marcel está internado numa clinica para viciados em ginástica ?


_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.


2 – Marcel foi submetido a uma “dieta sedentária”.

A) O que foi feito para ele se tornar sedentário?


____________________________________________________________________________________________________________________________.


B) A dieta alimentar prescrita para Marcel é geralmente a que se considera adequada a um doente? Por quê?


_________________________________________________________________________________________________________________________.


3 – No 2º quadrinho, parece que a dieta prescrita estava dando os resultados esperados.


A) A que campo semântico pertencem as palavras bíceps, tríceps e quadríceps?


_____________________________________________________________.


B) Por que essas palavras são acentuadas?


______________________________________________________________________________________________________________________________.

4 – No último quadradinho, vê-se o resultado final da dieta prescrita: um músculo se desenvolveu – o pânceps.


A) Essa palavra existe na língua Portuguesa? ___________________________.


B) A partir de que palavras ela foi criada? __________________________________


_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.


C)Bíceps, tríceps e quadríceps referem-se a determinados músculos que têm, respectivamente, dois, três e quatro feixes fibrosos. Explique por que, de acordo com o contexto, o emprego de pânceps provoca humor.


_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.


5 – Leia esta tira, de Laerte:






Nessa tira, o cartunista escreveu uma palavra de modo inadequado quanto à acentuação.



A) Identifique essa palavra e re-escreva-a adequadamente. _________________________


B) Suponha que a tira ainda será publicada e que você é o revisor da revista. Que justificativa você daria ao cartunista para que ele acentuasse adequadamente essa palavra?


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.


ATIVIDADE PARA A SALA DE AULA - (DUPLA)